quarta-feira, 23 de março de 2016

O que fazer em tempos de crise?



Esses dias eu fui a um casamento super chique de uma amiga muito querida.
Eu usei a mesma roupa e acessórios pela terceira vez! Pensei: poxa vida, se não fossem as redes sociais, ninguém perceberia!

Se não fossem as redes sociais também nenhum aluno ou professor perceberiam como eu sou irada em relação à política! 

Como eu milito e esbravejo! 

Um dos objetivos principais do yoga, descrito por Patanjali, o chitta vritti nirodhah  significa cessar as flutuações da mente e entrar em contato com nossa verdadeira natureza. 

Com toda essa crise política movimentando uma quantidade enorme de energia e informações, nossas mentes estão mais suscetíveis do que nunca às flutuações.

Não vivemos numa sociedade ideal, onde a compaixão dita as regras de toda nossa estruturação e convivência, onde a maioria de nós possa deixar todos os conflitos de lado porque, afinal, tudo é passageiro e a vida deve ser experimentada na sua forma mais sutil...embora isso seja verdade, vivemos num país que está passando por uma de suas piores crises!

Como não se envolver? Ou como se envolver?

Bom, esperar que todas as pessoas se informem e tentem entender tudo o que está acontecendo é demais...podemos apenas observar o dia a dia, a economia,  a segurança, o desemprego, a saúde, a educação. Não estamos indo bem. Também já não há dúvidas quanto ao caráter e às péssimas intenções dos líderes do PT, inclusive da nossa presidente, como podemos constatar saindo da boca deles mesmos, sem intervenção de nenhuma mídia. Para esse conhecimento - sabermos quem eles são de fato - a legalidade é irrelevante. Quem virá no lugar deles importa, mas não implica em não tirá-los de lá. 

Você é mais zen, paz e amor? Reze.

Você tem dúvidas e está inquieto? Se informe.

Você percebeu que esteve equivocado durante muito tempo? Reconheça em paz, você é 
livre! Sê leal a si próprio!

Você está irado? Controle-se e reze.

E quero esclarecer que quando digo rezar, não me refiro a nenhuma religião em específico, e até mesmo a prática de yoga está inserida!

Porque a prática de yoga pode sim ser uma linda oração!

Possuímos aquela verdadeira natureza que nos une, que nos converte todos em Um só, mas somos diferentes!

Cada um sabe onde seu próprio calo aperta, e a prática de yoga nos permite experimentar sensações de autocontrole, paz, determinação, dentre outras, e essas sensações são registradas! Num momento de crise, nos lembramos que somos capazes de nos acalmar e de direcionar nossa energia para enfrentar tudo aquilo que nos desafia de uma maneira mais sábia e consciente.

Dessa forma nos desgastamos menos. Por menos tempo. Com menos intensidade.

É exatamente isso que eu sinto comigo, com toda a agitação em mim, que atingiu o auge nesses dias, minha respiração se mantém, e quando preciso esquecer de tudo isso durante as aulas, consigo.  

Como se diz por aí: se eu posso te receitar um remédio para todos os males, meu amigo, te receito Yoga!