terça-feira, 14 de agosto de 2012

O caminho do Yoga

 A prática de yoga oferece ao aluno muito mais do que a maioria das pessoas podem imaginar. Isso porque não se trata de uma atividade física comum, com apenas o objetivo de modelar o corpo ou mantê-lo saudável.

"O significado dessa palavra de origem sânscrita - Yoga - é União. Seu objetivo é auxiliar o indivíduo a atravessar a correnteza de confusão na qual está imersa a humanidade - individualista e materialista, fazendo-o atingir a outra margem." PACKER, Laura - A senda do Yoga

Isso não quer dizer que o praticante de yoga queira ser um asceta, ou que não conviva em sociedade, que não consuma ou desfrute de tecnologias, que não busca prosperidade em sua vida.

Simplesmente, por meio da prática, desperta-se uma maior consciência, paciência e serenidade, a pessoa passa a ter mais condições de observar e controlar seus desejos - no lugar de ser controlado por eles.

Cada vez mais, desejos antes puramente egoístas, passam a se converter em benéficos a todas às pessoas e formas de vida, e não somente ao ego que nutriu o desejo e movimentou toda uma energia na busca de sua concretização.

Isso porque, dentro dessa concepção de "União", podemos nos remeter à visão sistêmica trazida por Fritjof Capra, autor, entre outros livros, de A Teia da Vida que trata a respeito da inter-relação entre tudo que habita o Universo. O que afeta a um, afeta a todos.

Há uma ordem superior que dita toda a harmonia entre os seres viventes, mas por vezes a ignoramos e vivenciamos o caos. É o que estamos presenciando atualmente com as mudanças climáticas. Somos todos afetados por uma soma de atitudes individuais de desrespeito ao meio ambiente.

Enfim, ter consciência de todas as falhas humanas pode ser bastante desestimulante se pensarmos que podemos fazer muito pouco, por sermos um só. Mas na verdade, fazer a nossa parte é tudo o que podemos fazer, e certamente é o que dará um maior significado à nossa existência. Seguindo o conhecido lema: pensar global, agir local.

Ao praticarmos Yoga exercitamos a percepção do funcionamento do nosso maravilhoso corpo, e cada qual com suas próprias sensações, todos podem, organicamente, liberar os melhores sentimentos em relação ao nosso físico e nossa vida, num processo que envolve produção de hormônios e sua devida liberação na corrente sanguínea.

Enfim, a percepção integrativa. Ela vem e muda tudo. Pra melhor.

Namastê

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Horários

* Horários flexíveis! ;)

Segundas, quartas e sextas : das 15h às 16h15 - Diferenciado

Terças e sextas: das 7h às 8h15 - Intermediário

Terças e quintas: das 19h15 às 20h30 - Iniciante
Terças e quintas: das 9h às 8h15 - Intermediário

Quartas e sextas: das 9h às 10h15 Intermediário
Quartas e sextas: das 19h15 às 20:30 - Iniciante

Instruções para a prática

Como qualquer atividade física, a prática de yoga apresenta riscos se executada sem a devida orientação. Se bem executada, revela-se como uma poderosa e eficaz arma no combate e cura de inúmeras enfermidades.

Antes do interessado fazer a aula prática experimental, é recomendado uma conversa na qual desvios na coluna, dores articulares ou nevrálgicas, etc., deverão ser relatados, para que o professor possa dar a devida orientação, conforme o estado em que a pessoa se encontrar naquele instante.

Para as aulas de Yoga, usamos roupas confortáveis e leves, dispensamos pulseiras e cordões e ficamos descalços, sem meias.

Diz -se que um banho antes da prática é altamente benéfico por deixar os poros livres para trabalhar durante os exercícios. Não recomenda-se o uso de hidratantes nas mãos e pés pouco antes da prática.

Estômago, bexiga e intestinos devem estar vazios para evitar desconfortos já que a prática envolve muita contração abdominal.

Celulares desligados, nenhuma pressa e peito aberto!