Estamos tão acostumados a respirarmos mal, andarmos sem equilibrar direito nosso peso sobre os pés, ou quadris, tão mal habituados a conviver com desconfortos e dores!
Então é natural que logo na primeira aula, sinta-se muito bem estar.
Então é natural que logo na primeira aula, sinta-se muito bem estar.
E foi observando os resultados diferentes dos alunos, que achei ser importante falar sobre esse "encantamento" que é muito comum de acontecer já na primeira aula.
Fico extremamente feliz com esse resultado, a mesma paz que vocês sentem ao fim de cada aula, eu também sinto.
Já cheguei a dizer, ao ser perguntada sobre quando se começa a sentir os efeitos da prática, que isso acontece enquanto estamos realizando os exercícios, os efeitos são imediatos.
Mantenho esse pensamento. Simplesmente porque ao nos entregarmos ao exercício de conectar todo nosso corpo, mente, respiração, direcionamos nossa atenção para as sensações mais sutis, e isso nos afasta dos problemas que acreditamos ter e nos aproxima mais de nós mesmos.
Contudo, é muito importante que estejamos preparados para "desencantar", porque pode acontecer!
O que vai determinar o avanço é a persistência! Uma afirmação recorrente entre todos os alunos que vez ou outra sentem preguiça de vir à aula, é: "nossa, ainda bem que eu vim."
São diversas reações, há muitas pessoas, como no meu caso, que começam a praticar sem ter nenhum problema grave - emocional ou físico - e que não mais concebem viver sem a Yoga, mas, dentre os que chegam pedindo ajuda, temos os dois típicos comportamentos: aqueles que se autoboicotam por perceber ser a yoga uma prática libertadora, que não nos permite mais agir como "coitadinhos" perante os percalços do caminho, ou senão, aqueles que se empolgam demais no começo, mas depois começam a desaminar e se rendem à apatia, desistindo da rotina de exercícios, deixando esvair pelos dedos todos os benefícios lentamente instalados.
Devemos sempre ter em mente que, levamos anos até chegar numa situação grave emocional, e não podemos ter pressa na cura, mas podemos ter muito prazer e gratidão por cada pequeno passo que damos em direção a ela.
Método prático, testado e comprovado para alcançar a boa saúde, a ioga não oferece soluções rápidas. Ao contrário, é um programa de longo prazo que visa a desenvolver um estilo de vida bem mais positivo. (coleção VIVA IOGA- Energia, Publifolha)
**********************************************
O grande mestre Hermógenes, diz:
"Sou adepto de um método suave, tranquilo, sem violência, progressivo e fundamentado em vigilância, coragem serena, paciência e persistência."
"Sou adepto de um método suave, tranquilo, sem violência, progressivo e fundamentado em vigilância, coragem serena, paciência e persistência."
" A ansiedade pela cura é tão perniciosa como o acreditar-se estar curado, quando se está apenas melhor."
***********************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário