sábado, 28 de junho de 2014

Autocontrole e autoconhecimento - Parte 1


Algumas perguntas e respostas.

 O que é Yoga?

Yoga, em resumo, é viver em paz consigo próprio, mantendo mente, corpo e alma em harmonia. Sem ser escravo da mente, nem displicente do corpo ou da alma. Todo nosso comportamento deve ser observado e cuidado por nós mesmos. Essa é a explicação resumida da, digamos, filosofia do Yoga. Na prática ela é um sistema de exercícios físicos e respiratórios, técnicas de meditação e relaxamento.

 Yoga é religião?

Não, não é. Sua referência no mundo é a Índia, e isso faz as pessoas pensarem tratar-se de Hinduísmo, ou Budismo. Mas não é. É parte integrante de escritos e ensinamentos muito antigos chamados Vedas.
 


Quem faz yoga come carne? 

Pode comer, mas pra quem pretender deixar de comer, a prática ajuda bastante a fazer essa mudança no seu tempo, de uma forma tranqüila. Professor Hermógenes diz: a natureza não dá saltos, mude aos poucos. Isso funciona também para qualquer outro hábito que se deseje abandonar ou diminuir (cigarro, álcool, comida ou preguiça em excesso, doces, etc).
 


Yoga não é muito parado? 

Existem diversas modalidades de Yoga, atualmente. Algumas mais suaves que as outras. Eu transmito o chamado Hatha Yoga, e entre uma postura e outra, fazemos algumas sequencias de movimentos combinados  com a respiração, o que é chamado de Vinyasa. Normalmente minhas aulas são puxadas. A primeira modalidade que eu pratiquei pra valer é chamada de Power Yoga, são os ásanas – posturas do Hatha Yoga só que feitos num ritmo mais intenso, e mais rápido. Talvez por isso, minha tendência seja uma aula que exija um pouco mais da pessoa que está bem para aquilo. E sempre que possível, prefiro adaptar a prática de acordo com o estado da pessoa aquele dia. Nem sempre o aluno ta disposto a uma aula puxada e o Yoga sempre estará disposto a ajudar, mesmo que você apenas pare e respire.
 


Como são os exercícios de respiração? 

Alguns são realizados durante a prática, combinados com os movimentos e outros são feitos em postura de meditação.


 Minha mãe/tia/vó disse que não pode meditar, porque quando você medita o mal penetra. Isso procede?

Não mesmo. O mal já mora dentro da gente, assim como o bem. O que talvez tenha gerado esse receio entre algumas vertentes religiosas, seja o fato de que esse mal às vezes pode aflorar durante a meditação, e assustar. Uma pena se isso ocorre, já que a melhor forma de se combater o inimigo (nesse caso, nossas próprias sombras) é encarando-o, conhecendo-o. Mas isso é uma mera opinião. Seja como for, a meditação nos volta para dentro, e  como não somos atingidos por nada externo e estranho a nós, não devemos ter medo. Nossa mudança depende dessa coragem de nos enxergar como somos, cada vez mais.  

 
O que é meditação?

Diferente do que se diz, meditação não é ausência de pensamento. É sim uma freqüência mental mais lenta, menos pensamentos e mais contemplação e por fim a presença apenas. Nos tornamos observadores da própria mente e não nos deixamos ser tirados do tempo presente pelos pensamentos. Estamos ali, respirando. Mesmo a respiração, numa meditação profunda, fica muitíssimo mais lenta, e não deve ser por nós controlada.
 


Eu não vou conseguir fazer, sou muito elétrico(a)/duro(a)/ansioso.

Pode ser que você tenha dificuldade, e não goste. Mas se não experimentar, não vai saber. E se não conseguir, não há problema algum, acontece. E um dia quem sabe, você tente de novo e dê certo. Eu não gostei nenhum pouco da minha primeira aula, que foi só de respiração e mantras. Hoje em dia adoro fazer esse tipo de aula como aluna, muito embora não a dê.
 


O que são mantras?

Mantras são entoações, normalmente enaltecendo a sabedoria, paz, harmonia, prosperidade, etc. A língua falada é sânscrito.
 


O que é o Om? 

Om é uma entoação que representa o todo, a união, o que sempre existiu e sempre existirá. Gosto de repetir um ensinamento que diz ser o som do sopro de Deus que se propagou para a eternidade quando Ele criou o Universo. Em sânscrito formado pelas letras A-U-M. É entoado no começo da aula, após um aquietamento. Sua vibração provoca uma gostosa sensação sobre nosso corpo.
 


Há contraindicações para a prática? 

Sim, há contraindicações de algumas práticas, para algumas pessoas. O aluno sempre deve passar por uma análise por parte do professor, para que este tome os devidos cuidados.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário